25.11.14

Compulsão alimentar

Como diagnosticar e evitar?

“Comi demais”. Quem nunca ouviu esse tipo de desabafo após um fim de semana ou um evento especial? A maioria das pessoas enfrenta esse problema vez por outra. Porém, se você volta e meia se descontrola na frente dos alimentos e come tudo que vê pela frente até se sentir mal, fique atento, isso é um sintoma de compulsão alimentar.


A compulsão alimentar é um transtorno alimentar muito frequente caracterizado pelo consumo exagerado de comida de uma só vez, ou constantemente, mesmo quando não se tem mais fome. Isso normalmente ocorre em pessoas que apresentam ataques repetitivos de ansiedade ou depressão, que as levam a comer desesperadamente e em grandes quantidades alimentos que, na maioria das vezes, são de baixo valor nutritivo e alto teor calórico.


Como consequência desse distúrbio químico que acontece por um desequilíbrio nos mecanismos da fome e saciedade, 75% das pessoas com compulsão acabam ganhando muito peso, pois consomem mais calorias do que precisam por dia, principalmente na forma de doces e gorduras, tornando-se assim, mais propensas a contrair uma variedade de doenças.

Apesar de não existir uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva, existem várias opções de tratamento que podem ser exploradas quando o transtorno é diagnosticado.

Os cuidados podem ser comportamentais, com a mudança de estilo de vida, reeducação alimentar e a prática de exercícios, ou farmacológicos, com a administração de medicamentos antidepressivos e indutores de saciedade.

No entanto, mais importante do que o tratamento da compulsão é evitar o seu surgimento, por isso, algumas dicas são importantes para passarmos longe desse transtorno alimentar tão prejudicial à saúde.

Evite dietas muito restritivas ou que excluam grupos de nutrientes, como os carboidratos, por exemplo. A monotonia alimentar pode levar à compulsão;

Evite longos períodos em jejum Isso só aumentará a vontade por alimentos ricos em açúcar e gordura (aqueles que, geralmente, desencadeiam as crises de compulsão);

Coma a cada 3 horas Isso contribuirá para não sentir fome exagerada no momento das refeições e, além disso, ajuda no processo de emagrecimento, pois mantem o metabolismo ativo;

Coma devagar e mastigue bem os alimentos Isso é essencial para se estimular o centro da saciedade e assim demoramos mais para sentir fome.

Inclua na dieta alimentos fonte de triptofano (banana, oleaginosas, leite, vegetais verde escuros, cacau, etc.) O triptofano é um aminoácido indispensável á saúde que estimula a produção da serotonina. Ambos são responsáveis pela sensação de bem estar e felicidade e agem contra a ansiedade já que possuem ação calmante e relaxante. O triptofano é uma substância ligada diretamente ao humor e sono, portanto sua presença no organismo é indispensável. Para produzir a serotonina também é necessário magnésio (aveia, arroz integral, vegetais verde escuros) e vitamina B6 (levedo de cerveja, ovo, aveia) que devem ser inclusos na alimentação;

Pratique atividade física regularmente  Além de diminuir os níveis de depressão e ansiedade pela liberação da endorfina, o exercício também contribui para a queima de gordura, facilita o controle de peso e melhora o trânsito intestinal.

Respeite os horários das refeições e não pule nenhuma Isso inclui os lanches da manhã e da tarde. Mesmo que você não esteja com fome naquele momento é muito importante respeitar e seguir corretamente os horários das refeições para evitar sentir fome exagerada depois e para manter a rotina do funcionamento do organismo.


Portanto, antes de comer indiscriminadamente algum alimento seja por desejo, ansiedade ou qualquer outro motivo, procure se conscientizar se você realmente precisa dele e se fará bem a sua saúde. 

O equilíbrio nutricional é chave do negócio!


Por Samanta Morelli Rodrigues

Nutricionista
CRN-3 28934



3 comentários:

  1. Anônimo25/11/14

    Ah...compulsão! Sei muito bem o que é isso! :( Sofri (e ainda sofro) muito com esse distúrbio. Ninguém merece!

    Quel, vim te convidar pra um sorteio de um livro sobre dicas de emagrecimento bem bacana, que vai rolar dia 10/12. O link é esse: http://www.saigula.com.br/p/sorteio.html

    Participe! ;)

    Um beijo!!!

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  2. Eu demorei e muito para reconhecer que tenho esse problema. Pena que só fui abrir os olhos bem tarde.

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  3. Esse é um assunto que sinto na pele toda vez que algo dá errado na minha vida, seja uma briguinha besta ou uma insatisfação comigo mesma! Preciso me curar disso!

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