5.2.15

10/30 Alimentação x Queda de cabelo


Oi pessoal, hoj3 a Nutri Samanta Morelli fez post muito bom sobre esse problema que afeta muitas mulheres! Vamos ver o que podemos melhorar na nossa alimentação para melhorar esse problema ;)


Alimentação x queda de cabelo

Quem nunca penteou o cabelo e achou que tinha deixado uma peruca nele de tanto cabelo que caiu? Pode parecer exagero, mas esse é um assunto que traz grande preocupação e insatisfação principalmente a nós, mulheres.

Como podemos tratar da queda de cabelo? É importante entendermos o que pode levar a queda e quais são os nutrientes que compõem o nosso fio, para sempre o mantermos nutrido.

A queda de cabelo pode ser decorrente de distúrbios da má alimentação como anemia, deficiências de vitaminas e ferro, problemas hormonais, doenças gerais e até anorexia. Nestes casos, há perda de volume, calibre e força dos cabelos.

O fio do nosso cabelo é composto por vários nutrientes como proteínas, zinco, ferro e lipídios. Quando há deficiência de um ou mais desses nutrientes pode ocorrer o atraso da fase de crescimento do fio e a aceleração da fase de queda. Por isso, é essencial manter uma boa nutrição para que os fios sejam saudáveis, já que é através da raiz que recebemos os nutrientes trazidos pelo sangue que são incorporados ao fio durante seu crescimento.

Como sabemos, as proteínas participam do crescimento, regeneração e renovação dos tecidos, o que inclui o cabelo, a pele e unhas. E como 88% do nosso cabelo é formado de proteínas é importante que consumamos boas fontes para não prejudicar o crescimento. As proteínas podem ser obtidas nos alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes) e vegetais (feijão, soja, ervilha, grão de bico).

O zinco estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Sua deficiência pode causar cabelos fracos, quebradiços, finos e sem brilho. Ele pode ser encontrado em carnes bovinas, frango, peixe, ostras, leite, grãos integrais e castanhas.

O ferro é fundamental para evitar a queda dos cabelos, por isso inclua sempre no cardápio carne vermelha, feijão, fígado e vegetais verde-escuros.

O beta-caroteno, presente em vegetais alaranjados, como a cenoura, e nas folhas de cor verde escura, assim como a vitamina A, encontrada no fígado, na gema de ovo, no leite e em seus derivados e as vitaminas do complexo B, obtidas em grãos, nozes, legumes e cereais integrais contribuem na síntese de todos os tecidos do corpo e ajudam na formação de colágeno e queratina sendo importantes também para o crescimento do cabelo.

A biotina, uma vitamina do complexo B, participa do desenvolvimento do folículo piloso. Sua baixa ingestão leva à queda e despigmentação. Fontes alimentares são fígado bovino, chocolate, gema, amendoim. Outra vitamina do complexo B muito importante é a vitamina B12 que favorece o crescimento, a resistência e o fortalecimento dos fios. Ela é encontrada no fígado, leite e derivados, ovos, peixes, carnes.

Por fim, inclua colágeno hidrolisado, silício e vitamina C na alimentação. Juntos estimulam o crescimento dos cabelos e evitam quedas. O colágeno está presente na estrutura dos cabelos e a vitamina C participa da síntese dele, portanto, sempre consuma-os juntos (tanto em cápsulas quanto em fontes alimentares). O colágeno pode ser encontrado na gelatina, geleia de mocotó e carnes, a vitamina C nas frutas cítricas, brócolis, pimentão, couve, tomate, cheiro verde e o silício no trigo, aveia, arroz, banana e feijão.

Não menos importante, consuma bastante água, pois ela mantém os fios hidratados.

O cuidado com os cabelos começa com a nossa alimentação. Aliar uma alimentação saudável aos cuidados diários com os fios podem contribuir na prevenção da queda, na saúde e beleza dos cabelos.


E ai vamos Nutrir nossos fios?

Por Samanta Morelli
Nutricionista

6 comentários:

  1. Eu tenho muita queda de cabelo, acho que por decorrência de muitas progressivas, chapinhas e claro, da má alimentação.
    Preciso tratar isso

    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderExcluir
  2. Passando para convidar a participar do momento desabafo...eh um cantinho onde vc entra e desabafa a vontade...podendo tbm opinar e comentar o desabafo de quem participou...a cada um que participar ganha um selo de participação...

    o momento esta aberto...caso queira desabafar fique a vontade...

    obrigada pela atenção...
    toda semana a o "momento desabafo" todas as quarta...hj sendo na quinta pelo motivo de eu estar ausente ontem para postar...hehehe...

    bj bj

    dieta online
    " http://dietaonliners.blogspot.com.br/ "

    ResponderExcluir
  3. Passando para convidar a participar do momento desabafo...eh um cantinho onde vc entra e desabafa a vontade...podendo tbm opinar e comentar o desabafo de quem participou...a cada um que participar ganha um selo de participação...

    o momento esta aberto...caso queira desabafar fique a vontade...

    obrigada pela atenção...
    toda semana a o "momento desabafo" todas as quarta...hj sendo na quinta pelo motivo de eu estar ausente ontem para postar...hehehe...

    bj bj

    dieta online
    " http://dietaonliners.blogspot.com.br/ "

    ResponderExcluir
  4. sei como é isso. Já perdi muito cabelo. Cheguei a desistir de emagrecer, mas tbm estava fazendo algumas loucuras (dietas loucas). Por isso o bom é R.A. pois vc n deixa de comer e pode escolher alimentos que te trarão beneficios. Enfim... meu cabelo se recuperou. Em agosto comecei a tomar pantogar, ajudou muuito viu..diminuiu queda, melhorou aspecto, crecimento e ate as unhas.. Aiii a Bruna quiz ficar + loira, já sabe o resultado ne. Meu cabelo quebrou muito e está começando a ficar manchado, tem umas partes ficando amarelas e as pontas brancas =(. matizador deixa cinza embaixo em 5 minutos, e nem dá tempo de fazer efeito nas partes amarelas. Agora pegar pesado no cronograma capilar.

    Bjooo

    Bruna

    ResponderExcluir
  5. Adoreiii! Eu tenho muita queda de cabelo, mas no meu caso é porque meu cabelo embaraça muito, é mais "rancado". Mas bom saber o que ajuda a fortalecer os fios... Assim eu mantenho os que me restam! hahaha

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Eu passei pelo mesmo problema, e como sou sanfoneira, acabei achando que era pela alimentação e não, era pelo emocional.
    Passei por uma queda emocional, foi terrível.
    Então, completando o texto da amiga - observem seu emocional.


    ResponderExcluir

=^^= Comentário =^^=