29.7.15

Glúten - Como saber que alimentos posso consumir?

Celíacos, intolerantes e alérgicos ao Glúten hoje preparei um texto para vocês algumas opções bem simples! Espero que gostem!




Quantas vezes lemos a frase "Não contém glúten" em embalagens de alimentos como pães, biscoitos, bolos, bolachas e massas? Apesar da ampla frequência com que esse aviso aparece, o glúten ainda é encontrado em muitos outros produtos industrializados que também consumimos.

Saber quais os cuidados que devemos ter ao ingerir esses alimentos é importante tanto para pessoas que possuem a doença celíaca, como aqueles que tem algum grau de intolerância ou alergia ao glúten. Nestes casos, o primeiro passo necessário a tomar é excluir todos os alimentos que contenham glúten da dieta. Eu sei, é triste, mas é a única solução para recuperar e manter sua saúde!

Em seguida é preciso substituir os alimentos proibidos por ingredientes seguros, como a mandioca, batata, arroz, milho, quinua, amaranto, linhaça, soja e inclusive seus derivados como a farinha de mandioca, polvilho doce ou azedo, tapioca, fécula de batata, farinha de arroz, farinha de milho, amido de milho, fubá, farinha de soja, milharina, farinha de feijão branco e de grão de bico.

Pesquise receitas sem glúten, seja em livros de receitas ou até mesmo na internet. Variar a alimentação é essencial para evitar as hipersensibilidades alimentares secundárias, comuns em celíacos e ainda por cima garante melhor suprimento das necessidades nutricionais.

É muito importante também se atentar aos cuidados necessários na cozinha, como:
ü  Nunca manipular alimentos com glúten e sem glúten no mesmo ambiente;
ü  Higienizar recipientes, embalagens plásticas e talheres para evitar que sobrem resquícios de alimentos que contenham glúten;
ü  Nunca reutilizar o óleo que fritou algum alimento empanado, que contenha trigo ou outro produto com glúten;
ü  Procurar reservar um espaço separado no armário para os alimentos sem glúten.

E no momento de fazer a compra no supermercado, como devemos proceder? Para nos ajudar nesse sentido, aqui vão algumas dicas para seguirmos no momento em que fizermos nossas compras:

- Leia os rótulos dos alimentos. No Brasil, é obrigatório por lei que os alimentos que contenham glúten em sua composição apresentem a informação descrita no rótulo.

- Escolha alimentos naturalmente isentos de glúten. Estes incluem frutas, verduras, legumes, feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, nozes, carnes, aves, peixes, frutos do mar, ovos, laticínios e certos grãos, como arroz e aveia pura.

- Tenha cuidado ao comprar alimentos preparados, como aqueles que vêm em latas, caixas, e outros pacotes pois podem conter traços de glúten.

- Procure os grãos que são livres de glúten como: milho, soja, sorgo, trigo sarraceno, quinoa (rica em aminoácidos, fibras, vitaminas), amaranto (grão rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro), entre outros.

- Procure as áreas voltadas especificamente para o público que não consome o glúten. No mercado, inúmeros produtos industrializados são produzidos com essa finalidade.

- Não consuma produtos que contêm glúten: malte de cevada, extrato de malte, xarope de malte e vinagre de malte; molho de soja, amido modificado se for derivado de trigo; levedura de cerveja.

- Não compre produtos que não especificam seu conteúdo, pois também podem conter traços de glúten na composição. Na dúvida é melhor não arriscar.


Por fim, e não menos importante, procure orientação do profissional nutricionista. Seguindo todas as dicas dadas e com o auxílio de um profissional competente para orientá-lo você não terá perda nutricional e a alimentação poderá ser balanceada, gostosa e saudável.






Abraço! - Sa Morelli

Samanta Morelli - Nutricionista especializada em nutrição clínica, apaixonada por comer bem e saudável. 

É personal diet e atende na Inspire Fit (Móoca) - telefones (11) 2776-3538/ (11) 97984-2078.


2 comentários:

  1. O ideal é comer o mais natural o possível, né? Que assim não se corre tanto o risco. Ainda bem que hoje em dia é bem destacado os alimentos "Gluten Free".

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  2. Oiiii!! meu nome é marcela! primeira vez por aqui!!!
    Adorei as dicas sobre o gluten!!!! Vou anotar todas os alimentos dados no exemplo!!!
    Meu blog: http://os3m.blogspot.com.br/

    bjão!

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