13.4.16

http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimentofungos-bacterias-e-bombas


Conservantes: Sua função é evitar a ação de microrganismos que agem na deterioração dos alimentos, aumentando sua vida útil.

Corantes: Sua função é dar cor aos alimentos, fazendo com que este fique com uma aparência mais próxima do natural, elevando assim a aceitação do consumidor. Os corantes são encontrados na grande maioria dos produtos industrializados.

Aromatizantes: Dão gosto e cheiro aos alimentos industrializados. Assim como os corantes, sua função e tornar o alimento mais parecido com produtos naturais, aumentando a aceitação do mesmo. Exemplos clássicos são bebidas que não possuem frutas em sua composição, tornando os corantes e aromatizantes os ingredientes determinantes do sabor.

Antioxidantes: Procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo, assim como os conservantes. São normalmente aplicados em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a oxidação e assim a formação de “ranço”.

Estabilizantes: Estabilizam as proteínas dos produtos, mantendo sua aparência e integridade.

Acidulantes: São empregados principalmente em bebidas, possuindo função similar à dos aromatizantes. Acidulantes podem imitar o sabor de algumas frutas, dando sabor ácido ou agridoce para as bebidas.

Um comentário:

  1. E nós crentes que estamos consumindo produtos naturais!!

    ResponderExcluir

=^^= COMENTE AQUI