13.1.13

Olá pessoal... hoje vim contar o que aconteceu, que sirva de alerta para vocês e seus familiares...


Meu pai sempre foi muito teimoso... pra ir ao médico então... dá um trabalhão!

Desde a primeira consulta dele (7 anos atras) o médico já havia identificado que a próstata dele estava aumentada! Retornando 1 vez por ano para checar, e o resultado sempre o mesmo, porem com o exame de sangue (PSA - Normal).



Dessa vez foi diferente, tanto o exame de toque quanto o PSA deram alterados, o médico solicitou então um exame chamado: Ultrassom transretal com Biópisia... De cara já assustamos!

A preparação para esse exame é bem chatinha: (SEGUE AI, POIS O PROCEDIMENTO É IGUAL PRA TODOS OS PACIENTES)

PROCEDIMENTO PARA ULTRASSOM TRANSRETAL DA PRÓSTATA 

O PACIENTE DEVE TRAZER EXAMES PRÉ ANESTÉSICOS: RAIOS-X DE TÓRAX, COAGULOGRAMA E ELETROCARDIOGRAMA , OS EXAMES DEVEM TER NO MÁXIMO 6 MESES ( DÚVIDAS CONSULTAR O MÉDICO SOLICITANTE) OBRIGATÓRIO A APRESENTAÇÃO DO PEDIDO MÉDICO ORIGINAL, COM CARIMBO E ASSINATURA DO MÉDICO SOLICITANTE. PREPARO DO EXAME: - JEJUM DE 8 HORAS -PACIENTE EM USO DE ASPIRINA OU QUALQUER MEDICAMENTO ANTICOAGULANTE (MEDICAMENTO QUE "AFINA" O SANGUE) DEVERÁ DEIXAR DE TOMÁ-LO 7 DIAS ANTES DO EXAME E, NO CASO DE PACIENTES EM TRATAMENTO CARDIOLÓGICO VASCULAR (POR EXEMPLO, MAREVAN) OU COM DÚVIDAS COM OS MEDICAMENTOS QUE ESTÃO TOMANDO, DEVERÃO CONSULTAR O SEU MÉDICO PARA ORIENTAÇÃO, POIS OS MEDICAMENTOS NÃO PODERÃO SER TOMADOS NESSES DIAS. - ANTIBIOCOTERAPIA PROFILÁTICA: TOMAR 1(UM) COMPRIMIDO DE CIPROFLOXACINA 500GR POR VIA ORAL NA VÉSPERA DO EXAME. TOMAR 1(UM) COMPRIMIDO DE CIPROFLOXACINA 500GR POR VIA ORAL, 2 HORAS ANTES DO EXAME. TOMAR 1(UM) COMPRIMIDO DE CIPROFLOXACINA 500GR POR VIA ORAL DEPOIS DA REALIZAÇÃO DO EXAME. TOMAR 1(UM) COMPRIMIDO DE CIPROFLOXACINA 500GR POR VIA ORAL PELA MANHÃ DURANTE 3 DIAS. -TRAZER EXAMES ANTERIORES (CASO TENHA REALIZADO). -TRAZER ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE IMPORTANTE CHEGAR 30 MINUTOS ANTES DO HORARIO AGENDADO. 


Essa tal de ANTIBIOCOTERAPIA PROFILÁTICA É SUPER NECESSÁRIA !! E meu pai tinha feito uma semana antes de fazer o exame!


Resultado? Um dia após o exame ele começou a passar muito mal, muito mal mesmo! Foi levado ao pronto socorro e falaram que era pressão baixa, eu como leio muito sobre saúde pelos sintomas já imaginei que meu pai estivesse com infecção...


... Não deu outra! apos ser levado ao 3º pronto socorro foi diagnosticado com Infecção no sangue/ Infecção urinaria e Prostatite... INTERNADO NA U.T.I imediatamente!


Gente a coisa foi séria! E tudo por um descuido do PACIENTE e da Equipe Médica! que deveriam ter perguntado se ele fez a ANTIBIOCOTERAPIA PROFILÁTICA!!!

A principio, a internação seria de 21 dias, mas graças a boa recuperação foi mandado para casa 10 dias depois, para continuar tomando antibiótico durante 15 dias no hospital.



Essa semana ele teve alta geral e o resultado da biopsia foi tudo ok graças a Deus!



Tratamento indicado

Desde os 40 anos fazer o check-up anual da próstata, sempre acompanhando o PSA, que é o marcador tumoral, porque este tipo de câncer não apresenta sintomas em sua fase inicial. O homem pode urinar normalmente e não apresentar dores, assim, só poderá ser detectado por meio do seu check-up. Se você apresentar uma alteração no PSA e no toque retal na próstata, sendo que não necessariamente o toque apresente alteração, é necessário fazer uma biopsia da próstata.



Se for confirmado, temos a indicação de uma cirurgia para a cura total deste câncer, ou outras modalidades de tratamento, como radioterapia, bloqueio hormonal ou quimioterapia. O mais importante é que você deve  fazer o check-up anual da próstata de preferência após os 40 anos, manter uma ótima qualidade de vida, comprática de exercícios físicos  e  uma  alimentação bem balanceada com baixa ingestão de carnes gordas e vermelhas.


Faça isto e sua próstata vai lhe agradecer muito. E sua família também! REPASSEM ESSE INFORMAÇÃO PESSOAL!

O CÂNCER DE PRÓSTATA TEM QUASE 100% DE CHANCE DE CURA SE DESCOBERTO NO COMEÇO!!!


16 comentários:

  1. menina! que susto!
    meu pai tbm esta com a prostata aumentada. O médico disse que não o que se preocupar, mas nós já o alertamos e ele buscará a opnião de outro médico!!!

    ResponderExcluir
  2. Que barra! Graças a Deus já está tudo bem com seu pai! Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Meu pai é desses super teimosos... chegar em casa vou levar ele arrastado pro medico fazer um check-up!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, q susto!
    Meu pai cuida da dele direitinho, ainda bem!
    E ainda bem que agora está td bem aí!!!
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  5. Lindeza.. um susto e tanto mas ainda bem que tudo deu certo.. bjokas
    PS: to seguindo vc no twitter..

    ResponderExcluir
  6. Nossa Quel... imagino o susto viu!
    Valew as informações...
    Bjão.

    ResponderExcluir
  7. Quando completar 40 vou sem falta! Muitos homens tem preconceitos bobos e acabam morrendo por conta disso! Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  8. Que bom ver vc de volta!!!!!
    Graças a Deus está tudo bem! Pedi mto pelo seu pai e fiquei super feliz qdo minha mae falou que ele saiu do hospital.
    Com certeza esta teimosia vai melhorar depois deste susto. Deus está com vcs sempre, tá aí mais uma prova.
    Saudades enormes e verdadeiras!!!
    Um beijao!

    ResponderExcluir
  9. Valeu por compartilhas e melhoras pra ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Anônimo14/1/13

    Que bom que tudo está bem agora. Espero que as pessoas atentem mais à prevenção de doenças

    ResponderExcluir
  11. Olá querida! Q bom q seu pai foi socorrido a tempo e já está bem! Os homens tem, sim, um certo preconceito quanto aos exames de próstata! Se, talvez, fossem acostumados desde cedo (como as mulheres com ginecologista) a ser examinados, teriam menos receios! É chato, não é agradável, mas um mal necessário e dos menores!!

    Beijokinhas e ótima semana!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Graças a Deus seu pai está bem e fora de risco. Bem sei como é complicado fazer nossos "homens" irem ao médico. Papai era assim, meus irmãos e o meu marido são assim. O problema é que quando ficam doentes viram crianças, não é?!
    Fico muito feliz por você.
    Tenha uma semana iluminada.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  13. Graças a Deus tudo está bem!
    =)

    Beijao minha querida, tenha uma linda semana!
    =*

    ResponderExcluir
  14. Nossa que susto Quel!! Realmente tem coisas que acontecem só para testar nossa fé. Mas que bom que tudo já passou, que ele melhore a cada dia. Bjos

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Que bom que agora está tudo ok. Realmente, nós homens, precisamos ficar alerta em relação a esse tipo de câncer. Infelizmente ainda há muito preconceito (machismo puro) e teimosia.

    ResponderExcluir
  16. Que bom que ele se recuperou! Um ótimo ano pra vocÊ e toda sua família, que tenham todos muita saúde, que o resto a gente batalha. Beijo!

    ResponderExcluir

=^^= Comentário =^^=