24.3.14

Mitos e verdades sobre as Barrinhas de Cereal: O que você precisa saber sobre elas!

Em parceria com a Natue segue um otimo Mito/Verdade elaborado pelas Nutricionistas da Natue.



Por serem fáceis na hora de transportar, práticas na hora de consumir, e por possuírem diversos tipos e sabores, as barrinhas de cereal caíram no gosto da população. Surgiram como uma proposta de lanche saudável, um alimento para ser consumido entre as refeições auxiliando assim, aqueles que buscam por mais saúde e sabor no dia a dia tão estressante e corrido que levamos.
Já que esse alimento se tornou tão popular, é comum termos algumas dúvidas sobre as barrinhas, pensando nisso, vamos desvendar alguns MITOS e VERDADES sobre esse alimento:
·         Todas as barrinhas possuem a mesma composição/ ingredientes independente da marca?
MITO. A composição da barrinha irá variar de acordo com o fabricante,geralmente são feitas de frutas, grãos, flocos, oleaginosas (castanhas, nozes, etc.), e algumas ainda recebem a adição de chocolate (geralmente como cobertura). Elas também podem ser classificadas como barrinhas de fibra, de proteínas, barrinhas energética e as light e diet;

·         Todas as barrinhas são saudáveis?
MITO. Apesar de toda fama de saudável atribuída às barrinhas, não se deixe enganar! Muitas barrinhas que encontramos hoje no mercado não podem receber esse título, isso porque algumas opções possuem baixo teor de fibras e elevada quantidade de açúcares e gorduras, além de conservantes e corantes;

·         As barrinhas podem substituir uma refeição?
MITO. As barrinhas não possuem todos os nutrientes que uma refeição pode nos oferecer. Recomenda-se que as barrinhas sejam utilizadas como lanches intermediários entre as grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar);

·         Eu sempre devo olhar o rótulo nutricional da barrinha antes de comprá-la/ consumi-la?
VERDADE. Olhar o rótulo nutricional é muito importante antes de se comprar e/ou consumir qualquer alimento. A informação nutricional nos auxilia na hora de escolher o produto, nos ajudando a optar pela opção mais saudável e que melhor atenda nossos objetivos. Sempre que possível, compare as diversas marcas de um determinando produto antes de comprá-lo/consumi-lo.

·         Na hora de consumir a barrinha eu devo evitar as que possuem chocolate?
VERDADE. Algumas barrinhas que levam chocolate em sua composição geralmente possuem maiores quantidades de açúcares e gorduras, além de serem mais calóricas. Prefira as barrinhas de frutas!


As barrinhas assim como qualquer alimento devem ser consumidas de maneira equilibrada, associadas à uma alimentação saudável e à prática regular de atividade física. Sabendo escolher a barrinha e aliando seu consumo a um estilo de vida saudável podemos desfrutar de todos os benefícios que esse alimento pode proporcionar para nossa saúde.


E ai gostou?

9 comentários:

  1. Sensacional, para o pessoal que 'não se liga muito', está excelente. Particularmente, não sou adepta das tais 'barrinhas' ... acho o gosto muito artificial ... Quando muito, a de frutas, e olhe lá ... Beijo, post bem esclarecedor.

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  2. Ótimo post, essas barrinhas quebram um galho!
    Gosto das de banana e algumas que tem chocolate.
    Bjs

    http://garotasbacanas.blogspot.com

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  3. muito bom !!!! menina engordei 5 quilos mas ja estou na correria para elimina-los beijão ke .
    wwww.keiladesabafo.com

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  4. Eu adorei as informações, tinha visto essa semana algo parecido na TV e fiquei impressionada, eu achava que tava abafando comendo as barrinhas! rsrs, bjos

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  5. muito boas informações, ameiii
    beijos lindeza
    :)

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  6. Verdade.
    Informação e equilíbrio são tudo!!!
    Beijos

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  7. Nossa, eu fiquei tanto tempo comendo barrinha de cereal achando que era saudável...
    Quem me explicou primeiro foi minha nutri, mas tem um vídeo ótimo no youtube falando sobre isso tb.
    Tem barrinha que tem mais açúcar que cereal na composição...
    A pessoa troca 6 por meia dúzia...

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  8. Tbm já tinha lido sobre o assunto! E tbm podemos fazer as nossas prórpias barrinhas! Há tanta receita e dica mais económico e muito mais saudável!!´

    Beijinhos**

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  9. Ótimas dicas! Eu parei com as barrinhas há um bom tempo! Elas não me saciam mais e prefiro substituir por outra coisa.
    Saudade de vc, magrelaaaaa!

    Bjokasss

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