17.9.14

11 alimentos top no combate ao colesterol


Quando eu estava com meu imc na faixa de obesidade,  meu colesterol estava alto, quando mudei a alimentação ele baixou muito... achei essa matéria que vem falando e alguns alimentos que achamos que não faz bem... mas...




1. Salmão. Este e outros peixes gordurosos são ricos em ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos importantes na redução do colesterol e dos níveis de triglicérides no sangue.


2. Aveia. Este cereal é rico em betaglucana, uma fibra solúvel que inibe a absorção do colesterol proveniente da dieta, além de promover saciedade, reduzir os níveis de glicemia no sangue e retardar o esvaziamento gástrico. Além disso, a aveia aumenta a proporção de HDL, conhecido como "colesterol bom".

3. Berinjela. A casca da berinjela é rica em antocianinas, um antioxidante que reduz o colesterol e aumenta a fração de HDL no sangue. Além disso, a berinjela é rica em fibras, que reduzem a absorção de colesterol na dieta. Use-a em saladas e até em sucos.

4. Uva. Essa fruta é rica em resveratrol, um antioxidante que ajuda na redução do colesterol e inibe a agregação de plaquetas, evitando a formação de coágulos no sangue. Além disso, a uva aumenta a proporção de HDL.


5. Chocolate amargo. Essa iguaria é rica em flavonoides, substâncias que reduzem o LDL, chamado de mau colesterol. A ingestão de cerca de 30 gramas por dia fornece as quantidades suficientes de flavonoides necessárias para o corpo.

6. Azeite de oliva. Este óleo é rico em ácidos graxos insaturados, como o ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e de glicemia no sangue. Além disso, o azeite de oliva é rico em vitamina E, um antioxidante que protege contra doenças cardíacas e o desgaste e envelhecimento celular.

7. Sementes oleaginosas. Essa classe inclui as nozes, castanhas e amêndoas. Elas são ricas em gorduras que combatem os altos níveis de colesterol, além de serem ricas em vitaminas e proteínas. A arginina presente nas sementes é um importante vasodilatador, reduzindo os riscos de doenças do coração.

8. Alho. O alho é rico em saponinas, que reduzem o colesterol. Além disso, o alho tem propriedades antibacterianas e vasodilatadoras, reduzindo a pressão alta nos membros periféricos.


9. Quiabo. O quiabo, assim como a berinjela, é rico em fibras solúveis que reduzem o colesterol total. Além disso, estudos revelam que o quiabo reduz a taxa de glicose no sangue, reduzindo o risco de desenvolvimento de diabetes, doença comumente associada ao colesterol alto.

10. Frutas vermelhas. Frutas como morangoamora e framboesa são ricas em antioxidantes que combatem o colesterol e protegem contra doenças cardíacas. Além disso, elas são ricas em fibras que reduzem a absorção de glicose e colesterol. Para completar, as frutas vermelhas são ricas em vitaminas e têm poucas calorias.


11. Linhaça. A semente de linhaça é rica em ômega-3, ácido graxo que reduz o colesterol total e de LDL do sangue. Ingira a linhaça moída ou triturada, uma vez que a sua casca é resistente à digestão pelo suco gástrico.


Não se esqueça de praticar exercícios físicos regularmente, controlar o estresse e evitar vícios como o cigarro e o álcool. Com essas dicas, você terá muito mais saúde e o seu coração também.




Fonte: Cria Saúde

9 comentários:

  1. Muito legal a materia. Bjs

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  2. Meu marido está com o colesterol alto. mas é dificil fazer ele comer bem. então estou fazendo bolos com farinha integral, aveia, frutas. Só assim p ele comer. Berinjela ele nuncaaaaaaa come...kkk tem aversão!!

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  3. Postagem boa.
    Beijão.

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  4. Adoreii as dicas e eu como berinjela praticamente todos os dias ;)
    amo de paixão rsrs

    Beijos
    * Blog da Pâm #SobreDietas

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  5. Ai que perigo! Eu adoro todos os alimentos da lista! O negócio é não exagerar e comer um balde de cada né? rsrsrs..

    Beijo!

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  6. Conhecia alguns, muito bom conhecer outras opções amiga. e algumas bem saborosas. bjusssssss

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  7. Adorei! Adoro tudo oque esta na lista, a única surpresa pra mim foram as 30gr de chocolate amargo! Amei!!! rsrs
    Beijos

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  8. É verdade. Às vezes se fala tanto em remédio, mas o que ajuda mesmo é atividade física e alimentos saudáveis.

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=^^= Comentário =^^=