26.2.15

21/30 - TAPIOCA - O que precisamos saber sobre ela?

Hoje a Nutri Samanta Morelli trouxe uma materiadeliciosa sobre a nova queridinha Tapioca... eu amo de paixão inclusive já fiz materia aqui no blog e fez sucesso =)

Mas agora o papo é com uma profissa no assunto, vamos ler?







Oi pessoal! Pois é Quel ela esta super na moda e vem conquistando cada vez mais espaço na alimentação dos brasileiros!

As dúvidas são muitas, do que é feita a tapioca? Quais são seus benefícios? Ela engorda? Tem quantas calorias? Vamos responder todas essas perguntas e ainda ver várias opções diferentes de recheio saborosos e saudáveis.

A tapioca é feita a partir da goma da mandioca hidratada. Rica em carboidratos, ela não contém glúten, sódio e nem gordura, incluindo no preparo. No entanto, é pobre em proteínas, não possui fibras e tem um alto índice glicêmico (que é a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea). Essa liberação rápida de açúcar no sangue acaba provocando um quadro de hiperglicemia que estimula a liberação do hormônio insulina para controlar os níveis glicêmicos. Dependendo da quantidade de alimentos de alto índice glicêmico que comemos, pode ocorrer uma hipoglicemia de rebote com sintomas principalmente de fraqueza e falta de energia.

Para controlar o índice glicêmico de uma refeição com consumo de tapioca o ideal é incluir alimentos ricos em fibras e proteínas associados. Pode-se adicionar fibras na massa (chia, linhaça, farelo de aveia) e recheá-la com proteínas (frango, claras de ovos, atum) e um pouco mais de fibras (vegetais). Isso contribuirá não só para o controle glicêmico mas também para o aumento da saciedade e bom funcionamento intestinal.

A tapioca possui também uma elevada concentração de carboidratos. Uma tapioca pequena, com 50 gramas (2 ½ colheres), contém 43 gramas de carboidratos. Em relação as calorias, nessa mesma quantidade encontramos em média 100 kcal. Apesar de ser um carboidrato simples (que é digerido e absorvido rapidamente), só podemos dizer que a tapioca engorda se consumirmos sem moderação e utilizando recheios muito calóricos, gordurosos e ricos em sódio. Caso contrário, se formos criteriosos quanto a quantidade e qualidade nutricional, ela pode ser uma grande aliada à alimentação saudável.


De um modo geral, a tapioca é uma boa alternativa para substituir o pão branco, por ter rápida digestibilidade, menos calorias, não conter sódio além de ser bem fácil de preparar e super versátil.

Sugestões de recheios leves

- Omelete de 1 ovo + 2 fatias de peito de peru picado + 1 colher (sopa) de queijo cottage + 1/2 tomate picado

- 1/2 xícara (chá) de espinafre refogado picado + 1 fatia de queijo branco

- 1 colher (sopa) de farinha de linhaça + 1/2 lata de atum ralado (light) em água + 1 uma colher (sopa) de creme de ricota

- 1 colher (sopa) de farelo de aveia + 2 colheres (sopa) de frango desfiado + 1 colher (sopa) de requeijão light

- 1 colher (sopa) linhaça dourada + 2/3 de xícara de chá de shitake ou shimeji refogados com gotas de shoyu light + 1 colher (sopa) mussarela de búfala

- 1 colher (sopa) de quinoa + 2 colheres (sopa) ricota + tomate cereja + folhas de manjericão

- 1 colher (sopa) de chia + 1 banana prata + 1 colher (sopa) de cacau em pó + adoçante sucralose a gosto

- 1 colher (sopa) de amaranto + 1 banana + 1 colher de pasta de gergelim (ou amendoim)



A dica é escolher bem os recheios e se deliciar com moderação. Equilíbrio e bom senso só fazem bem!


Samanta Morelli
Nutricionista

4 comentários:

  1. Deliciaaa... xD eu preciso aprender a fazer rs.... a minha não fica certinha acaba quebrando. Pra dar uma diferenciada faço crepioca...
    Adorei as dicas de recheio e aprender um pouco mais sobre a tapioca.

    Bjooo

    Bruna

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  2. Adoro tapioca! Moro no Nordeste e aqui costumamos comê-la no café da manhã!!!
    É uma delícia, mas tomo muito cuidado com os recheios!
    Bjs! =)

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  3. Acredita que nunca comi tapioca??rsrs
    Vou ter que encarar e provar!!

    bju

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  4. Ótimas dicas sobre a tapioca e ainda melhores sobre os recheios.

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=^^= Comentário =^^=