31.1.15

5/30 A refeição mais importante do dia

Se tem uma refeição que prezo e vito pular é essa, sempre é a mais elaborada aqui em casa, a Nutri Samanta Morelli fez um post muito bom sobre essa refeição!







Quem nunca ouviu o ditado de que devemos tomar o café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu? Será que de fato o café da manhã é tão importante assim?

O café da manhã é a refeição mais importante do dia pois é através dele que obtemos os nutrientes necessários para repor nossas reservas de energia utilizadas durante a noite, além de ser essencial para acelerar o nosso metabolismo.

Enquanto dormimos o nosso organismo continua consumindo glicose para manter os nossos órgãos vitais funcionando, sendo gasto em média 40 a 60kcal por hora de sono. Quando acordamos o organismo já está a algumas horas sem receber nutrientes, por isso, os alimentos consumidos no desjejum têm um papel fundamental, fornecendo energia, vitaminas, minerais e fibras para iniciarmos o dia com disposição e realizarmos nossas atividades.

Quando pulamos esta refeição seja por falta de apetite ou falta de tempo, alguns sintomas podem ser ocasionados como mal-estar, dores de cabeça, hipoglicemia (queda de açúcar no sangue levando ao cansaço físico durante o dia), fome excessiva, fraqueza e até desmaios.

Cada vez mais estudos vem mostrando que a ausência do café da manhã estimula o consumo excessivo de calorias e alimentos gordurosos ao longo do dia aumentando os riscos de obesidade, doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares e dislipidemias, além de diminuir o desempenho intelectual e a resistência na hora de realizar atividades físicas.

Diante disso, é essencial realizarmos o café da manhã regularmente, de acordo com as nossas necessidades, incluindo todos os grupos alimentares: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Somente dessa maneira conseguiremos melhorar nossos hábitos alimentares, nossa resistência nas atividades físicas e garantiremos uma qualidade de vida melhor.

O que podemos comer no café da manhã?

Cereais e pães: são carboidratos que fornecem energia para o dia. Prefira os integrais pois possuem mais fibras e antioxidantes, nutrientes que contribuem para o bom funcionamento intestinal e previnem doenças.

Ovos, leite e derivados: são proteínas responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos, além de serem fontes de cálcio (encontrado em leite e derivados), um mineral importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular. Prefira os desnatados ou semidesnatados e os queijos magros como cottage, ricota e queijo branco.

Frutas ou sucos de fruta naturais: são fonte de vitaminas e minerais, responsáveis pela regulação de diversas funções no organismo. Evite acrescentar açúcar.

Exemplo:
1 pote de iogurte desnatado
1 colher de sopa de granola
2 fatias de pão de forma integral
1 colher de sopa de creme de ricota 
1 copo de suco de laranja pequeno

1 copo de leite desnatado batido com 1 banana e 1 colher de sopa de linhaça
4 torradas integrais
1 colher de sopa de creme cottage


Por Samanta Morelli
Nutricionista
sa_morelli@hotmail.com


2 comentários:

=^^= Comentário =^^=