20.5.15

Nutricionista, para que?

Olá pessoal hoje quem esta aqui é Nutri, para responder uma dúvida mais comum do que se imagina!


Por que devo procurar um nutricionista?





Se você é daquelas pessoas que resolve procurar um nutricionista apenas quando está acima do peso e quer emagrecer, chegou a hora de mudar de opinião e conhecer os diversos benefícios que uma alimentação saudável traz ao nosso corpo como um todo.

A alimentação não é apenas o combustível do nosso organismo, ela atua também na prevenção e cura de muitas doenças. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 40% dos cânceres e 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e diabetes tipo II, poderiam ser evitados a partir de uma dieta saudável.

O excesso de peso vem aumentando significativamente nas últimas décadas na população brasileira e é bem conhecido por todos os problemas decorrentes dele como o aparecimento de doenças crônicas, tais como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares citadas acima.

Os médicos em geral podem indicar dietas a serem seguidas para doenças específicas, mas o nutricionista é o profissional mais indicado para encontrar os alimentos recomendados para que uma dieta seja realmente eficaz tanto para a perda de peso quanto para a perfeita nutrição do corpo.

Além disso, cada pessoa tem um objetivo específico ao procurar um nutricionista, seja por razões estéticas, obesidade, controle de problemas como diabetes, colesterol, acompanhamento da gravidez e até mesmo para melhorar seu desempenho esportivo. Seja qual for o motivo, o trabalho do nutricionista envolve coletar dados sobre a saúde e rotina do paciente se utilizando da avaliação antropométrica (medição das variações físicas e composição corporal) e de exames laboratoriais com o objetivo de fornecer o plano alimentar que atenda às necessidades do paciente.

Abaixo listei alguns dos muitos motivos para procurar um nutricionista:

- Previne doenças e mantem a imunidade em alta

Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas e até proteger contra o câncer. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias dos alimentos promovem o aumento da resposta imune, fundamental para nos proteger contra infecções.

- Crianças mais saudáveis

Na infância algumas particularidades nutricionais devem ser priorizadas. As necessidades de cálcio (desenvolvimento dos ossos e dos dentes) e de ferro (combate da anemia) aliados a um bom cardápio (rico em nutrientes e minerais e sem excesso de gordura e açúcar), fazem toda a diferença no crescimento saudável da criança.


- Melhora a disposição física e mental

Dependo do alimento, da combinação ou do horário ingerido, o nutricionista pode identificar a causa para o desânimo, sonolencia ou ansiedade e irritabilidade e alterar a alimentação do paciente para que seu dia fique mais produtivo e melhore seu rendimento e disposição para executar as tarefas cotidianas.

- Melhora o desempenho na atividade física

Os praticantes de atividade física tem uma necessidade nutricional diferenciada de acordo com a modalidade esportiva que realizam. Quando recebem uma orientação nutricional individualizada a fim de suprir as necessidades calóricas e de nutrientes o desempenho físico e a manutençao da saúde desse atleta atingem melhores resultados. Além disso, o nutricionista é o melhor profissional para avaliar o uso de suplementos, o que consumir antes, durante e após os treinos.


- Prazer em comer bem

A alimentação é o maior prazer do ser humano e a introdução de alguns alimentos envolvem questões emocionais, por isso não cabe ao nutricionista proibir o consumo de nenhum deles. O que fazemos é indicar refeições saudáveis e que combinem com o perfil de cada paciente. É importante saber quando comer e quais combinações fazer entre os alimentos para absorver o mínimo possível de gorduras e açúcares.

- Pele, cabelos e unhas fortes e saudáveis

Pele com tendência a acne, queda de cabelos e unha quebradiças podem ser sinal de deficiencia nutricional, por isso precisamos de uma alimentação adequada, sob orientação de um nutricionista, para ofertar as vitaminas e nutrientes que eles necessitam para crescerem com saúde e obtermos o resultado esperado.

- Terceira idade com qualidade de vida

As alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento ocorrem de maneira particular em cada indivíduo levando a situações comuns como perda de peso e massa muscular, fadiga e sistema imune vulnerável. Com um acompanhamento nutricional, alimentação balanceada e uso de suplementações esses problemas podem ser atenuados. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo.

Samanta Morelli - Nutricionista especializada em nutrição clínica, apaixonada por comer bem e saudável. É personal diet e atende na Inspire Fit (Móoca) - telefones (11) 2776-3538/ (11) 97984-2078.

Agende uma consulta e descubra como um plano alimentar personalizado pode trazer resultados ainda melhores para sua saúde e sua vida!

4 comentários:

  1. Muito Interessante. Pra falar a verdade eu acredito mesmo que é importante procurar um nutricionista. Eu quando me consultava ficava chateada com aquelas "dietas" prontas de consultório. Até porque cada corpo tem suas diferentes necessidades.

    Ótimas Razões!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito do teu blog. E, especialmente, da tua visão da pessoa como um ser multifacetado e multi-interessado, além das questões mais específicas, como o emagrecimento que se procura. Acabei de lançar um blog, que espero que me ajude nesta caminhada do emagrecimento, a partir dos 117 kg que tenho hoje. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei! eu estou passando com a nutricionista e estou tentando comer direitinho, confesso que largar a coca cola e as besteirinhas é bem difícil, mas estou me esforçando... aheuhaeuhae

    Belo post.
    Um beijo
    Sherry
    www.misslittlepanda.com.br

    ResponderExcluir
  4. Apoiado em tudo!! Felizmente nossa profissão está crescendo bastante e ganhando espaço... Porém com isso temos o lado negativo, de pessoas sem CRN ou muitas vezes outros profissionais de saúde, tomando voz como se fossem nutricionistas e ainda desafiando o CRN prescrevendo dietas sem fundamentos e brincando com a saúde dos outros.
    A nutrição realmente é bastante importante e um bom nutricionista faz toda diferença na vida de uma pessoa!

    www.nut-on.blogspot.com,br

    ResponderExcluir

=^^= Comentário =^^=